sábado, 22 de maio de 2010

Saúde prorroga prazo de vacinação H1N1 em Ribeirão Preto

Anuncio de prorrogação até o dia 2 de junho foi feito pelo Ministério da Saúde e vale para todas as pessoas incluídas na campanha


Campanha atenderá todos grupos de pessoas até o dia 2 de Junho

A prorrogação da campanha de vacinação foi anunciada na tarde dessa sexta-feira em função de Estados como Rio Grande do Sul, Bahia e a cidade de São Paulo não terem alcançado as metas de vacinação das populações previstas para receber a dose contra a gripe A H1N1.

Em Ribeirão Preto, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde as metas foram alcançadas quase que na totalidade. “Vacinamos mais de 100% os profissionais da saúde, mais de 100% as crianças de seis meses a dois anos, 100% da população de gestantes, 77% das pessoas com idade entre 20 e 29 anos, já vacinamos 70% dos pacientes crônicos e falta ampliar a cobertura na população de 30 a 39 anos que vacinamos até agora 20%”, informa a enfermeira responsável pela imunização no município, Elizabeth Paganini.

A novidade que veio com a prorrogação foi o anuncio de mais uma população a ser vacinada, a 6ª etapa que inclui crianças com idade de 2 a 4 anos. “Estamos preparados para vacinar contra a gripe A, recebemos na quinta-feira mais 70 mil doses apesar de termos uma população de 87 mil pessoas que ainda não recebeu a vacina. São 60 mil pessoas com idade entre 30 e 39 anos, 20 mil crianças dessa nova etapa, de 2 a 4 anos e 7 mil crianças de até 9 anos que vão tomar a segunda dose. O Estado se comprometeu a enviar mais doses se a conta não fechar”, disse a diretora da Divisão de Vigilância em Saúde, Maria Luíza Santa Maria.

Para o secretário de Saúde substituto, Stênio Miranda, a prorrogação exige um grande esforço de toda a equipe que vem trabalhando nas unidades desde o dia 8 de março, início da campanha. “Aplicamos 220 mil doses da H1N1 e da sazonal nesse período, já temos dados preliminares que esse trabalho reduziu o número de internações de crianças e idosos com problemas pulmonares, comuns nessa época do ano, e isso é resultado do trabalho intenso de toda a equipe das nossas 35 salas de vacinação, trabalho que será prorrogado por mais alguns dias”, coloca o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário