terça-feira, 14 de setembro de 2010

Parque Maurílio Biagi se consagra como novo espaço de lazer dos ribeirão-pretanos

População elogia parque e aponta estrutura como opção de lazer ao alcance de todos


Milton Manoel lê suas trovas no Ponto de Leitura, instalado no “Maurílio Biagi”

Espaço para as expressões mais variadas de cultura. Prática esportiva, muito espaço para lazer e entretenimento para crianças e adultos. Assim tem sido a rotina de aproveitamento do público no novo Parque Maurílio Biagi, localizado nas proximidades da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. A cada semana aumenta o número de frequentadores, principalmente vindos para a prática de exercícios físicos e acompanhamento das intervenções artísticas, que acontecem todos os domingos no projeto “Ponto de Cultura”.


Ruth Presti e os filhos Beatriz e Felipe aproveitam o tempo na tenda dos livros infantis

A edição deste domingo priorizou escritores e atores locais. A poesia foi prioridade. Outras ações destes segmentos estão sendo planejadas para os próximos finais de semana”, informou Edwaldo Arantes, presidente do Instituto do Livro, destacando a parceria com a Secretaria da Cultura e demais parceiros da iniciativa privada. Assim, no final de semana, dezenas de pessoas também estiveram no local acompanhando autores locais, que chamaram a atenção do público ao declamarem seus poemas e trovas. Já os atores do Ribeirão em Cena, por exemplo, reviveram a beleza da poesia de Carlos Drummond e Fernando Pessoa para um público atento e participativo, interessado na boa poesia. “Ver essas pessoas interpretando poesias me emocionaram muito. Nunca pensei que meu domingo seria assim, tão especial. Fiquei encantada”, disse Ana Claudia Lima, que mora na Vila Tibério, bairro vizinho do parque.


Presença no parque: Crianças escolheram livros infantis

A secretária da Educação, Débora Vendramini, presente no Parque, destacou a ação de cultura em prol da comunidade. “Aos poucos as pessoas estão descobrindo este espaço, que é novo. As atividades estão muito educativas e têm agradado muito os que têm passado por aqui”, emenda Vendramini. O escritor Nilton Manoel declamou trovas e lembrou aos presentes que essa modalidade literária abriu e marcou o movimento literário na cidade, em 1970, durante a realização dos Jogos Florais.

"O “Ponto de Cultura” é um novo e importante espaço para divulgação da cultura e do trabalho dos autores e artistas no geral. A medida estimula o incremento do mundo das letras, unindo especialmente poetas do passado e os atuais. Gostei de participar desta experiência”, disse o escritor de trovas. A família Presti fez sua primeira visita no Maurílio Biagi, no domingo. O casal Douglas e Ruth Presti levou os filhos Beatriz e Felipe para trocar e ler livros na tenda da cultura. “Gostamos muito do parque. É a primeira vez que viemos aqui, mas aprovamos o que vimos, principalmente para as crianças. É um espaço muito bacana”, diz Ruth, sugerindo uma ampliação no estacionamento.


Autores locais da cidade participaram do Ponto de Cultura

O comerciante Eliveldo Gonçalves da Costa e a esposa Michelli, que moram no Ipiranga, também estavam pela primeira vez no parque. “Vi a abertura do parque pela televisão e resolvi trazer minha família. As crianças adoraram os equipamentos de ginástica, jogaram futebol e andaram de bicicleta. A prefeita está de parabéns por ter transformado essa área”, salientou ele.


Pais e filhos acompanham contadores de história

A jornalista Luciana Paiva também elogia a nova área de lazer da cidade. “Eu via essa área abandonada por anos. E ela foi transformada num ambiente agradável e de cultura. Ficou maravilhoso. Os parques são fundamentais para a meio ambiente”, acrescentou ela. “Estamos priorizando as áreas verdes e as transformando em lugares para serem freqüentados por todos. Achamos essencial ter atividades de lazer, esporte e cultura nestas áreas. Estamos trabalhando outros espaços para o ribeirão-pretano”, concluiu a prefeita Dárcy Vera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário