Projeto “Ciclofaixa de Lazer” foi apresentado e explicado durante lançamento nesta quarta-feira, na Prefeitura
O Programa “Ciclofaixa de Lazer”, da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte coletivo em Ribeirão Preto, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, 1º de setembro, pela prefeita Dárcy Vera, em solenidade realizada no Salão Nobre do Palácio Rio Branco.
Trata-se de uma ação de governo que oferece às famílias ribeirão-pretanas uma faixa exclusiva para bicicletas, devidamente sinalizada, onde se praticará, sempre aos domingos, atividades esportivas e de lazer com tranqüilidade e segurança. Além de propiciar lazer e benefícios à saúde, o Programa visa chamar a atenção da população para a importância de se utilizar a bicicleta como meio alternativo de transporte.
O Programa da Transerp “Ciclofaixa de Lazer”, num primeiro momento, ligará os Parques Luiz Roberto Jábali e Luis Carlos Raya, passando pela Avenida Costábile Romano, Avenida Francisco Junqueira e Avenida Maurílio Biagi, numa extensão de aproximadamente 6 quilômetros, destinando uma faixa segregada ao tráfego, exclusivamente para ciclistas.
De acordo com o diretor superintendente da Transerp William Latuf, que fez a apresentação do programa, a ciclofaixa entre os parques será inaugurada no dia 26 de setembro e funcionará das 7h às 13h, todos os domingos. “Estamos retirando os automóveis das ruas e reservando um espaço seguro para esta atividade, o ciclismo, que temos certeza, terá êxito”.
O secretário de Esportes, Roberto Palmieri, elogiou o programa e disse que a “Ciclofaixa de Lazer” é um embrião da ciclovia. “Temos que pensar na cidade nos próximos anos. O esporte é uma ferramenta de inclusão e este é um passo importante a caminho da modernidade”.
|
A organização do circuito da “Ciclofaixa de Lazer” ficará a cargo da Federação Paulista de Ciclismo que, por intermédio do patrocínio do HSBC, disponibilizará monitores devidamente treinados e capacitados, bem como implantará sinalização horizontal e vertical, além de faixas, cones e cavaletes ao longo do trajeto, conforme projeto desenvolvido pela Transerp. Os Agentes Civis de Trânsito também farão o acompanhamento operacional do percurso.
“Nossa função é fazer a implantação da ciclofaixa em Ribeirão Preto, colocando tudo a disposição da população. Temos o exemplo de São Paulo, que possui ciclofaixa há um ano e 700 mil pessoas já passaram por ela. São cerca de 20 mil pessoas por domingo. Em Ribeirão Preto esperamos cerca de 5 mil pessoas por domingo”, afirmou o diretor da Federação Paulista de Ciclismo, Marcos Mazzaron.
A “Ciclofaixa de Lazer” terá investimento do banco HSBC em torno de R$ 400 mil. O superintendente do banco, Hélio Roberto Miculis, acompanhou o lançamento do programa no Palácio Rio Branco. “O HSBC apoia mais de 30 projetos no Brasil. Este programa em Ribeirão Preto une sustentabilidade e saúde. Parabéns a todos os envolvidos”.
A prefeita Dárcy Vera anunciou que outras áreas deverão receber a “Ciclofaixa de Lazer” em Ribeirão Preto. “Já implantamos uma ciclofaixa no Parque Maurílio Biagi e estamos estudando outra no Parque Tom Jobim. O programa vai mexer com toda a população e assim ganhamos também mais um projeto de saúde na cidade”.
A Ciclofaixa de lazer é um projeto de autoria de Walter Feldman no qual já foi colocado em prática pelo próprio, e visa a conscientização das pessoas em relação ao uso mais frequente da bicicleta ao invés de seus carros.
ResponderExcluirConvido vocês para visitarem esse link pois nele mostra esse projeto além de muitos outros que já foram e ainda serão colocados em prática..
http://bit.ly/aOJzBZ