quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ribeirão Preto subiu 11 posições no ranking do Programa Município Verde Azul

Programa visa a descentralização da política ambiental; Ribeirão Preto passou de 67º lugar em 2009, para 56º em 2010 com base nas diretrizes avaliadas


 
Foto: Carlos Natal

Secretária do meio Ambiente, Mariel Silvestre e representantes da Secretaria do Estado de São Paulo reuniram-se nesta terça-feira no Theatro Pedro II para discutir preservação dos recursos naturais e no desenvolvimento de programas de educação ambiental
 

O Auditório Meira Junior, do Theatro Pedro II, foi palco nesta terça-feira, 5 de abril, da reunião de técnicos, Cetesb, e representantes das Secretarias do Meio Ambiente das cidades da região para discutir a preservação dos recursos naturais no desenvolvimento de programas de Educação Ambiental.
 Ribeirão Preto conquistou o selo “Município Verde Azul” em dezembro de 2009, com a posição de 67º lugar, subindo consideravelmente em 2010, para a posição 56º. Para conseguir subir no ranking, os municípios precisam obter pontos nas diretivas, que são: esgoto tratado, lixo mínimo, mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental, conselho de meio ambiente.
Presentes no evento, coordenadores do projeto Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Mauro Haddad, José Ricardo Lopes, Liliana Werner, Dione Pradilla e Ana Cristina de Freitas, debateram sobre o projeto “Município Verde Azul”.
Também estiveram no local, representando o Legislativo, o vereador Maurílio Romano Machado, o diretor regional da Cetesb Marcos Artuso, além de representantes do Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto.
Durante a solenidade de abertura do evento, a secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre, falou da importância do projeto. “Esta reunião pretende mostrar à secretaria do Estado de São Paulo particularidades e dinâmicas de Ribeirão Preto e da região que compõe a Bacia do Rio Pardo para compor as diretivas ambientais a serem desenvolvidas”, esclareceu a secretária.
Criado em 2007, pelo Governo do Estado, o projeto, que visa descentralizar a política ambiental, conta com a adesão de 645 municípios do Estado de São Paulo. O projeto Município Verde Azul se deu a partir da assinatura de um “Protocolo de Intenções”, que propõe dez diretivas ambientais, que abordam questões prioritárias a serem desenvolvidas. Assim é estabelecida a parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que orienta, segundo critérios específicos a serem avaliados ano a ano, as ações necessárias para que o município seja certificado como “Município Verde Azul”.
“Hoje pretendemos ouvir os interlocutores para posteriormente realizar as capacitações e orientar os municípios”, explicou Mauro Haddad, gerente do projeto “Município Verde Azul” da Secretaria do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário