sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Candidatos a prefeito de Ribeirão Preto debatem propostas na EPTV


Encontro foi realizado nos estúdios da emissora em Ribeirão Preto, SP.
Debate teve duração de uma hora e meia, dividido em cinco blocos.
Fonte:EPTV



Cinco candidatos a prefeito em Ribeirão Preto (SP) participaram na noite desta quinta-feira (4) do debate da EPTV RIBEIRÃO. No encontro, realizado nos estúdios da emissora na cidade, foram abordados temas como saúde, segurança, educação, transporte público, plano diretor, lazer e saneamento básico, entre outros. A mediação foi da jornalista Larissa Castro.
Participaram do debate os candidatos Antonio Duarte Nogueira (PSDB), Dárcy Vera (PSD), Emilson Roveri (PSOL), Fernando Chiarelli (PT do B) e João Gandini (PT).
O programa, transmitido ao vivo pela EPTV e com duração de uma hora e meia, foi dividido em cinco blocos. No primeiro, sorteios definiram o tema debatido e o candidato que fez a pergunta de abertura para o concorrente de sua escolha. O segundo seguiu as mesmas regras do primeiro, com a diferença de que o tema foi livre.
No terceiro bloco, o tema voltou a ser definido por sorteio entre dez opções possíveis. As regras foram repetidas no quarto bloco, mas a escolha do tema voltou a ser livre. O quinto e último bloco foi reservado para as considerações finais dos candidatos.
 Duarte Nogueira foi o primeiro a fazer as considerações finais. “Quero ser prefeito de Ribeirão Preto para sentir todos participando das decisões e fazer parte de um grande projeto. Quero ser prefeito para fazer o dever de casa, continuar o que está certo e corrigir o que está errado. Vou reunir um time de gente preparada, ética, que sai integrar e entregar aquilo que a gente combinou. Quero colocar o dedo na ferida da saúde, com mais médicos e um atendimento mais humano. Quero planejar o trânsito e melhorar a fluidez do tráfego. Eu quero dar transparência na fila da Cohab e ampliar as vagas nas creches. Resolver o problema da água, corrigir os desperdícios e os vazamentos. Quero governar com planejamento e prioridades. Com metas e fiscalizar para que as cosias aconteçam. Não apenas as cosias fáceis, mas as coisas desafiadoras.”
Roveri fez as seguintes declarações: “Gostaria de registrar o meu lamento por não ter aqui o Mauro Inácio do PSTU. Isso não é uma democracia. Gostaria de dizer a você que o pessoal é um partido novo, contra aquela velha política que você está vendo aqui. Ninguém aguenta mais essa ladainha que você vê na televisão. Se você quer mudar de verdade, pode contar comigo. Vou ter o maior prazer de governar com você a Prefeitura de Ribeirão Preto. Nossa gestão vai ser participativa e vai inverter prioridades para governar para quem mais precisa e foi excluída nos últimos 30 anos das atenções dos prefeitos.”
Gandini disse que: “Seguir em frente é muito bom quando a gente sabe que está num caminho de luz, mas seguir em frente quando a gente está num atalho errado, quando a gente sabe que perdeu o rumo não é bom. Não é bom seguir em frente quando se está indo para o abismo. Pense nisso. Ribeirão é uma cidade maravilhosa, uma cidade grande, que cresce, mas precisa se desenvolver, olhando para o mais pobre, olhando para aquele lado da periferia, da saúde, da educação, pra creche, para o transporte, para o trânsito. Tanta coisa a fazer para você que está precisando da casa própria e ela não chega nunca. Então, quero seu voto. Vai haver segundo turno. Eu tenho certeza que estarei no segundo turno com o seu voto. Conto com ele porque haverá novos debates, vamos melhorar isso. Ribeirão precisa de uma nova atitude, precisa ser renovada.”
Chiarelli encerrou sua participação com as seguintes declarações: “Eu quero seu voto para que Ribeirão não se transforme em prêmio de consolação de ladrão, de Palocci e Wagner Rossi e do narcotráfico que, inclusive, ceifa pesquisa dessa organização criminosa chamada EPTV. Eu quero o seu voto, pois o povo sabe que essa perdiz aqui choca os ovos que os outros botaram. Eu quero o seu voto, pois o senhor estará elegendo um homem, não um janízaro, não um eunuco. Não um capacho e um homem sem compromisso com os plutocratas e com aqueles que fazem o povo sofrer. Que Deus os abençoe e até o dia sete.”
Darcy Vera foi a última a fazer suas considerações finais. “Quero agradecer a todas as pessoas que me receberam em todos os bairros , em todas as casas, em todas as empresas, obrigado às mulheres que, durante este tempo de campanha que fui muito atacada, esteve do lado para que a gente pudesse seguir em frente. Temos muito trabalho pela frente sim. Temos muita coisa na área da saúde. Vamos implantar a UPA do Quintino, a UPA da Vila Virgínia. Transformar o Cuiabá em 24 horas. Estou trabalhando para trazer uma fábrica para gerar 20 mil empregos. Tenho mais dez creches a ser construídas. Tenho muita coisa a fazer ainda. E, olha, não dá tempo de fazer tudo em três anos e meio. Você sabe, não dá tempo. Seria praticamente impossível. Por isso preciso do seu voto.”
EPTVSobre as acusações do candidato Chiarelli, a jornalista Larissa Castro, que mediou o debate, disse que ele responderá na Justiça pelas declarações. A apresentadora também disse que a EPTV continuará fazendo o que sempre fez: jornalismo ético e de credibilidade.
Sobre o comentário do candidato Roveri sobre a ausência do candidato Mauro Inácio (PSTU), a jornalista esclareceu que o candidato não tem representação na Câmara e, conforme as regras definidas previamente, ele não poderia participar.
Avaliação dos candidatos
Ao final do debate, os candidatos fizeram uma avaliação sobre o debate. Confira o que cada um disse:
Duarte Nogueira“Fiquei feliz. Acho que o objetivo que me trouxe até aqui foi apresentar propostas, que é o que o eleitor de Ribeirão Preto deseja. Sofri alguns ataques, até da própria prefeita”.
Dárcy Vera“Eu pude conversar e falar sobre vários temas importantes falar da continuidade do nosso trabalho, não dá para fazer todo o trabalho, não dá para fazer tudo em três anos e meio”.
Emilson Roveri"Eu achei esse debate fantástico. A gente pode expor as nossas ideias, pode mostrar para o pessoal uma alternativa a esse jeito tradicional e desgastado jeito de se fazer política”.
Fernando Chiarelli“Isso não foi um debate, isso foi um massacre. Estão todos eles [os candidatos] ali reclamando de agressões. Engraçado que quando agridem o povo não reclamam. Vão perder a eleição”.
João Gandini"Eu achei bacana o debate, mas poderia ter sido melhor se não houvesse ataques pessoais. Eu procurei atacar problemas da cidade, no que a administração comete erros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário