terça-feira, 12 de março de 2013

Reclamações contra convênio médico triplicam em Ribeirão Preto

Queixas contra São Francisco chegam a 15 por dia, afirma Procon.
Plano diz que casos de dengue aumentaram procura por atendimento.


Queixas contra o plano São Francisco chegam a 15 por dia segundo o Procon em Ribeirão (Foto: Carlos Trinca / EPTV)
Queixas contra o plano São Francisco chegam a 15 por dia
segundo o Procon em Ribeirão (Foto: Carlos Trinca / EPTV)

O Procon em Ribeirão Preto (SP) recebeu esta semana mais que o triplo de reclamações contra o convênio médico São Francisco. Segundo o coordenador do órgão na cidade, Paulo Garde, as queixas que antes eram cinco por semana passaram para até 15, o que fez com que ele enviasse uma notificação ao plano de saúde pedindo explicações.
“Esse problema já vem se arrastando há tempos. Uma média de quatro a cinco reclamações por semana. Essa última semana é que realmente aumentou para 10, 15 chamados quase que diários em razão da demora no atendimento ao paciente”, relatou Garde, que ressalta também existir queixas em relação ao aumento no valor cobrado do plano para o cliente.
O São Francisco informou que só vai se pronunciar depois que for notificado pelo Procon. Em nota, o plano de saúde diz ainda que nos últimos dias a procura por atendimento em razão dos casos relacionados à dengue aumentou, o que têm afetado diretamente o atendimento nas unidades de saúde.


O assessor comercial Paulo Robson Lopes afirma que está com uma infecção na garganta. Ele relata que procurou atendimento no pronto-socorro do hospital do convênio, ficou esperando mais de três horas por um médico e foi embora sem ser atendido. O caso gerou mais uma notificação ao Procon.
“Espero que o hospital veja isso e tome as devidas providências, porque nós pagamos para ter um melhor atendimento e infelizmente nós não estamos tendo”, diz Lopes.
O coordenador do Procon explica que a quantidade de reclamações é um agravante contra o convênio. “A notificação é na verdade uma advertência. O segundo momento vem a uma autuação, uma multa que gera alguns valores até expressivos depois vem a reincidência e posteriormente até um pedido de fechamento, de cancelamento de registro”, conclui Garde.

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